Dra. Cristiane Pertusi Psicóloga e Coach

ARTIGOS

Bom humor – como manter em alta o seu

 
Do ponto de vista bioquímico podemos herdar questões genéticas do funcionamento do cérebro quanto a produção de hormônios responsáveis pela regulação da estabilidade do humor. Porém todo diagnóstico precisa levar em consideração estilo de vida, história pessoal quanto aspectos psicológicos ( traumas, condições clinicas física etc) que ajudará a compreensão de porque há alteração do humor.

Por que algumas pessoas estão sempre mau humoradas, mesmo que tudo esteja bem em suas vidas? Existe alguns motivos possíveis como qualidade e estilo de vida, com níveis de estresse alto até distúrbios de personalidades (doenças psiquiátricas como transtornos afetivos do humor, bipolar, distimia, transtornos ansiedade , depressão etc)

Humor depende da personalidade ou é mais um estado físico? Humor é uma combinação de personalidade e estado físico, já que um estado de físico com estresse Por exemplo pode desencadear e potencializar o desenvolvimento de transtornos psiquiátricos.

O mau humor esta relacionado com alterações bioquímicas com diminuição e/ou alteração de neurotransmissores como serotonina, dopamina entre outros. Estados de humor alterados instáveis caracterizam diversas doenças psiquiátricas entre elas: depressão, transtorno bipolar, distimia, transtornos ansiedades, transtornos de personalidades etc.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 3% da população do planeta – cerca de 180 milhões de pessoas – sofrem com esse distúrbio. Confere?

Assim como qualquer doença precisa ser diagnosticada por neurologista e/ou psiquiatras e o tratamento deve ser seguido por esses profissionais. Distimia é uma das doenças que altera o humor mas não a única.