Dra. Cristiane Pertusi Psicóloga e Coach

ARTIGOS

Gerenciamento de tempo e vida pessoal

 Como gerenciar o tempo e dar prioridade a determinados objetivos para não perder momentos importantes da vida.
Talvez o maior problema da mulher moderna, que tem a maior parte de seu tempo dedicada ao seu trabalho, seja conciliar o trabalho e a família – sua vida pessoal. A gestora, então, encontra uma dificuldade ainda maior, já que suas responsabilidades também são maiores na empresa. Para conseguir viver normalmente, continuando a ser uma boa profissional e ter tempo para filhos, casa, etc, é preciso disciplina e o que muitas delas ainda têm dificuldade fazer: gerenciamento de tempo.
A chave para conseguir fazer um gerenciamento de tempo é saber dar prioridades, para conseguir delegar o que for preciso a fim de ter tempo para coisas mais importantes.
Os maiores desafios para a mulher são poder compreender a demanda do dia a dia com uma dose de racionalidade, para não perder o foco, e com certo grau de emocionalidade, ternura e feminilidade, para saber conduzir com um toque próprio da mulher.
É importante que a mulher se veja como capaz de desenvolver habilidades da mulher moderna, prática e poderosa, assim como com habilidades e sabedoria da mulher que eram suas avós. Administrar o tempo com qualidade e capaz de não somente cumprir suas tarefas, mas se divertir, saborear, sentir e aprimorar-se como ser humano em evolução. Não são fáceis os desafios da mulher moderna, porém, é possível se a mulher tiver uma boa dose de autoconhecimento, autopercepção, afetividade e altruísmo.
Os trabalhos de autoconhecimento em psicoterapia e em aconselhamento de carreira (coaching) são fortes aliados para as mulheres modernas desempenharem com maior satisfação e leveza tais demandas modernas.
No trabalho, é indicado uma boa dose de organização, planejamento, capacidade de estabelecer prioridades. Além de estabelecer limites para sua dedicação ao trabalho e, ao mesmo tempo, manter a qualidade de suas relações pessoais.
Para se dedicar melhor à família, a mulher executiva precisa estabelecer, e cumprir uma agenda. Dedique tempo e momentos para cada área de sua vida, procure ver quais suas dificuldades e busque ajuda caso não consiga aprimorar suas falhas sozinha.
Há algumas dicas de como a mulher pode gerenciar seu tempo, mas nada vai ajudar se a pessoa não tiver a capacidade de autopercepção e conseguir transformar suas metas teóricas em ação práticas em seu dia a dia.
Dicas para gerenciar bem o seu tempo
– Estabeleça um mínimo de rotina e prioridades em seu dia, semana e até mês – organize e planeje com certa antecedência o que for possível, e lide de última hora somente com os imprevistos;
– Defina seus objetivos pessoais – quantidade e qualidade de tempo com filhos, marido, amigos etc;
– Defina seus objetivos profissionais – qualidade, tempo e perspectivas;
– Estabeleça limites e regras para viver ambos os aspectos em seu dia, semana, mês e ano – como período de férias e ou picos de trabalho;
– Delegue aspectos de sua vida que não necessita de você – utilize seu tempo com coisas, pessoas e situações que realmente importam para seu crescimento;
– Decida: não postergue decisões e nem varra sujeira para baixo do tapete.
Busque trabalhos de autodesenvolvimento, com certeza isso maximizará seu potencial e deixará você mais livre para ser você mesma, sentir-se feliz e tornar-se escritora de sua própria história e não vítima dela!.