Dra. Cristiane Pertusi Psicóloga e Coach

ARTIGOS

Ainda dá tempo! Dicas para cumprir suas metas ainda esse ano

 Quando uma meta é estipulada, junto a ela vem uma série de empecilhos que levam a pessoa a desistir e a se sentir frustrada. Como o indivíduo não gosta do sentimento de frustração, passa a não acreditar verdadeiramente em seus objetivos e o cérebro acaba generalizando esse comportamento para outras áreas da vida.
A partir deste ponto, muitas vezes nos sentimos desestimulados e desencorajados a tomar qualquer atitude de mudança porque existe o medo de não dar certo e de não conseguirmos fazer essa tarefa de forma perfeita. Mas esse círculo vicioso pode ser interrompido a qualquer instante e transformado em um impulso positivo para seguir na direção de uma vida com mais prazer e menos dor.
Por isso a importância de exercitar sua mente a pensar e visualizar coisas positivas são imprescindíveis para que ela se acostume e possa dar valor às situações boas e prazerosas da vida. Dessa maneira, estimular seu cérebro frente à experiência confortável, boa e satisfatória, gerando sensações positivas e de prazer para o corpo e para a mente.
Procure registrar situações, comportamentos e eventos do dia que lhe trouxeram experiências positivas. Imagine que você deve enfocar o lado positivo na vida para se sentir segura e, assim, criar oportunidade de crescimento e mais satisfação. Valorize tudo o que você alcançou de bom em seu dia e melhore e invista mais no dia seguinte.
Além disso, planejar e estruturar sua vida para você ter mais chances de perceber quais serão exatamente os objetivos alcançados. É sempre oportuno poder avaliar as conquistas, acertos e erros do ano. Esta avaliação permite que se possa programar o futuro ajustando mudanças necessárias para ter mais êxito.
Nesse processo, haverá momentos em que a pessoa irá duvidar se é o caminho certo a ser trilhado ou se terá energia e força de vontade suficiente. O importante é lembrar de que todo grande feito começa com a decisão de dar o primeiro passo. E, se eventualmente algo não sair como o esperado, é só retomar e iniciar de novo. Não precisa ser perfeito da primeira vez.
Que metas você quer alcançar?
Em primeiro lugar é necessário refletir sobre as metas que você quer alcançar e talvez se questionar: o que realmente eu irei ganhar com isso? Qual é o verdadeiro propósito de atingir esse objetivo? Um propósito claro e inspirador serve como uma usina inesgotável de energia que faz com que você tenha motivos para não desistir.
Você é do tipo que planeja pouco?
A palavra-chave é autoconhecimento. Reconheça quais as facilidades e dificuldades que você tem para se planejar. Se você é do tipo que planeja pouco, procure realmente pensar em pequenos objetivos e não pensar em coisas muito distantes. Construa um caminho aonde as pequenas conquistas caminhem em direção ao objetivo principal
Estabeleça um plano de ação
Estabeleça um plano de ação, mas que contemple metas simples e fáceis de serem alcançadas pelo menos no começo. E pense nos objetivos e em recompensas para quando atingi-los. Isso fará com que você sinta retribuição e motivação para atingir os próximos estágios. Para isso, planeje lembranças/recompensas periódicas e compartilhe com outras pessoas os progressos alcançados, pois isto intensifica a sensação de compensação.
Delimite prazos e possíveis obstáculos
Para cada um você delimitará prazo, como fazer, o que fazer, quem e o que pode ajudar e quais obstáculos você visualiza como impedimento para realizar esse objetivo. O item ‘obstáculos’ pode ajudar você a prever possíveis mudanças e desvio de rotas e a buscar soluções para esses imprevistos, superando qualquer boicote que possa impedir sua realização.
Mas sua lista não deve ficar apenas no papel
Crie uma pasta ou um canto em seu escritório ou mesmo na sua casa para você acompanhar seu desempenho e até visualizar seu sucesso alcançado a cada passo de seu plano. Isso pode ajudar você a ir acompanhando seu resultado mais de perto e ir fazendo as correções necessárias para superar e alcançar os objetivos. O importante é que a lista não fique somente no papel, mas sim acrescentar nela os passos e ações necessárias para que cada desejo possa aos poucos ir tornando-se realidade.
Invista também em ficar melhor no que você já é bom
Busque conhecer seus pontos fortes e pontos de desenvolvimento pessoal e profissional e estabeleça melhorias para sua vida pessoal e profissional. Isso servirá de mapa para ajudar a visualizar e escolher um ponto para melhorar e o outro para continuar a se desenvolver no que você já faz bem. Invista também em ficar melhor no que você já é bom. Assim, não se sentirá frustrado por achar que nada vai bem ou que você não é bom em nada.
Tem algum amigo mais organizado? Peça umas dicas!
Você pode pedir ainda apoio para um amigo ou familiar que você considera uma pessoa que alcança seus objetivos, organizado e disciplinado. Peça opinião e sugestões para você melhorar o seu plano de objetivos e mantenha esse amigo ou amiga próximo de você durante o andamento do seu plano.
Ele ou ela pode ajudar você dando apoio, trocando ideias e apoiando você a manter-se em seus objetivos. Se você perceber que sua vida está muito bagunçada sem objetivos e está deixando a vida o levar, busque algum tipo de ajuda psicológica ou ainda aconselhamento de carreira pode ajudar.
Proponha novas formas de agir e pensar em 2014
É preciso mudar atitudes velhas que não deram certo em anos anteriores e propor novas formas de agir e pensar. Geralmente, há uma maior dificuldade em mudar atitudes que estamos acostumados e que muitas vezes até nos prejudicam. É quase como se ficássemos repetindo atitudes erradas até algo acontecer que realmente nos tire da zona de conforto e nos movimente rumo a mudar e agir, a ter atitude. Mas, quando somos capazes de transformar um desejo, que é teórico, em um comportamento, de fato você começa a perceber mudanças e sentir-se seguro e realizado.
Inicie hoje mesmo suas mudanças
E, para finalizar, comece a colocar em prática suas metas imediatamente. Inicie no mesmo dia, no mais tardar na manhã do dia seguinte, ainda que seja por meio de uma pequena ação. É importante aproveitar a energia da decisão tomada para começar o caminho em direção ao objetivo.
Nesse processo haverá momentos em que a pessoa irá duvidar se é o caminho certo a ser trilhado ou se terá energia e força de vontade suficiente. O importante é lembrar de que todo grande feito começa com a decisão de dar o primeiro passo. E, se eventualmente algo não sair como o esperado, é só retomar e iniciar de novo.