Dra. Cristiane Pertusi Psicóloga e Coach

ARTIGOS

Como anda sua carreira após o nascimento dos filhos?

 Uma pesquisa feita em Londres com 2000 mulheres mostrou que 6 de 10 delas sentem que a carreira declinou depois do nascimento dos filhos
Os motivos principais são oportunidades restritas e necessidade de reconquistar o espaço e provar o valor depois da volta da licença-maternidade. Em uma enquete informal em nossas redes sociais, muitas brasileiras relatam sentimento parecido. Minha sensação é de que muitas empresas ainda conservam algum tipo de preconceito ou restrição em relação à gestante.
Acredito que existe os dois lados da questão a empresa fica um pouco na expectativa da postura e performance da profissional durante e após gestação. E a mulher que fica mais ‘retraída’ diante do seu momento tanto por estar vivendo algo especial que requer energia emocional e física diferenciada, assim como também observo que muitas mulheres sentem uma ‘culpa’ por engravidar e ficam temerosa e mais recolhida em sua performance profissional. Acho que existe uma grande falta de comunicação entre a profissional gestante e a empresa (via gestores e mesmo RH) onde ambas não alinham expectativas, projetos e evolução da relação durante esse período especial. Não diria preconceito, mas sim percepções unilaterais, errôneas e ate distorcidas.
As empresas poderiam desenvolver programas de ‘atenção a Performance das Gestantes’ com objetivo de alinhar as expectativas de carreira da mulher durante e após período da gravidez, dar apoio na comunicação e alinhamento com os gestores .
A maternidade é um período impar onde nem sempre a mulher sente-se segura, não sabe como vai se sentir frente as demandas, teme sentir insegura, sobrecarregada e até mesmo indecisa frente a ficar com o filho ou continuar com sua carreira. Todas essas questões são importantes serem trabalhadas do ponto de vista psicológico e social pois quanto mais apoio e incentivo a mulher tiver mais beneficiada será empresa e profissional.
É importante que a mulher procure manter o foco e dar continuidade aos seus projetos, a sua performance e sua postura durante a gravidez. Buscar deixar claro o resultado que irá entregar até o final da gravidez e já discutir projetos e ambições futuras, deixando claro sua motivação e determinação para o seu retorno.