Saber como se comportar numa entrevista de emprego é fundamental para quem busca novas oportunidades na carreira ou quer voltar ao mercado de trabalho.
Pesquise sobre a empresa
Prepare-se para a entrevista conhecendo um pouco do perfil da empresa a qual você está se candidatando. Durante a entrevista, jamais interrompa o selecionador. Busque interesse (caso ele dê espaço para perguntas) e procure saber sobre suas responsabilidades e metas do cargo. Não demonstre ansiedade ou insegurança e procure falar pausadamente e com tranquilidade. A postura adequada sempre é a mais discreta: manter-se sentado de maneira correta, não apoiar-se sobre a mesa de entrevista, deixar suas mãos sobre seu colo.
Não se atrase
Prepare-se bem e, caso ocorra um imprevisto incontornável, veja se é possível desmarcar e remarcar para outro dia e horário. Tente sempre chegar antes e com tranquilidade.
Vista-se da forma ideal
A palavra de ordem é: seja moderado, discreto e elegante. Você deve impressionar e ser lembrado positivamente pelas suas competências profissionais, e não pela sua vestimenta. Opte por vestir-se de maneira mais social e discreta, com cores neutras, como uma camisa branca e calça e sapato de cor neutra . Não utilize decotes, roupas justas e bijuterias grandes. A maquiagem deve ser discreta e deixar você com uma aparência saudável e adequada para o horário. Perfumes sempre suaves que seja agradável e não polua o ambiente. E procure sempre conhecer e estar adequado ao perfil da empresa.
Fale sempre a verdade
Jamais minta e procure valorizar suas competências. Quanto às habilidades que você não possui ou que estão em desenvolvimento, você pode relatar ações que fez ou está fazendo para aprimorar ou ainda o que pretende realizar. Mostre-se confiante e motivado, seja verdadeiro e objetivo em suas respostas.
Tenha cuidado ao citar o último emprego ou atual
Há inúmeras maneiras de comentar sobre a saída de um emprego. Procure não mentir, mas não exagere na sinceridade. Demonstre, sem detalhes, que os objetivos da empresa ou os seus possam ter mudado.
Se estiver trabalhando, os motivos devem ser relatados como oportunidades de novos desafios, crescimento profissional e novos conhecimentos. São sempre motivos positivos para a busca de novos empregos.
Se ficou muito tempo sem trabalhar, demonstre aprendizagens, cursos, trabalhos voluntários que possam ter contribuído para seu crescimento nesse período.
Saiba como falar sobre a pretensão salarial
Dependendo de seus interesses, há diferentes maneira de colocar a questão salarial. Mas é possível que você especifique a faixa salarial que almeja, ou diga um valor específico (fixo) ou, ainda, deixe a critério da empresa oferecer uma proposta (demonstrando que está aberto a conversar melhor sobre o assunto). Esta última opção pode possibilitar que o cargo pretendido ofereça um salário a mais do que você solicitaria.