Dra. Cristiane Pertusi Psicóloga e Coach

ARTIGOS

Três dicas para quem quer mudar de carreira ou profissão

 Se a insatisfação é sua colega de trabalho há tempos, a reinvenção profissional pode aparecer como alternativa tentadora. Anseios e planos de mudança de carreira ou de profissão são tema frequente entre as pessoas.
Mais do que mudanças de carreira, a mudanças de profissão são as mais desafiadoras e, por isso, arriscadas. Até a decisão definitiva de mudar, algumas etapas são obrigatórias:
1. O resgate do sonho
Muitas vezes são sonhos profissionais guardados por 15, 20 anos. O sinal de que é hora de mudar é sensorial. É sentir que é o momento, acreditar na mudança e no sonho. Perceber que vale a pena.
2. O autoconhecimento
Por que o autoconhecimento é tão importante? Permite que a pessoa descubra no que ela é boa, qual a sua paixão, seus valores e suas inspirações. E não é um evento, é um processo, uma companhia diária, uma reflexão constante. Nunca pule esta etapa, o maior risco da mudança de profissão é fazê-la sem se conhecer. Quanto mais a pessoa se conhece, a tendência é que o seu grau de certeza aumente. Para que a pessoa consiga realizar o sonho, precisa se sentir capaz.
3. Experimento
Vivenciar a profissão desejada é se aproximar do sonho, dar contornos reais ao sentimento motivador da mudança. E esse é o passo final do caminho até a certeza de mudar. A nova experiência tem o potencial para impulsionar a decisão de colocar a mudança em prática. E esta nova etapa, a da execução, começa em seguida.