Todo profissional, quando planeja sua carreira, costuma imaginar-se trabalhando em um local onde seus talentos sejam valorizados, suas habilidades desafiadas e, principalmente, suas conquistas reconhecidas.
Com plano de carreira bem estruturado e alinhados, é claro, à organização e disciplina, é possível conquistar tudo isso e crescer dentro de uma organização. Para alcançar o sucesso no trabalho é fundamental manter o foco diário nos próprios objetivos e também nos desejos da empresa.
Com o mercado cada vez mais competitivo, fica muito claro que o perfil do profissional do futuro é um funcionário motivado, proativo, criativo e capaz de criar estratégias para vencer desafios e transformar as adversidades em oportunidades.
Confira algumas dicas para criar um bom plano de carreira e tornar-se um colaborador desejado por qualquer empresa:
Defina um objetivo profissional
Duas perguntas que ajudam a pensar em uma meta para a carreira são: em qual área você gosta de trabalhar? Por que isso lhe dá prazer? Ao encontrar as respostas, determine aonde quer chegar e pense no que precisa fazer para atingir esse objetivo. É importante pensar com coerência, tendo em mente que será necessário trabalhar muito até conseguir um cargo elevado dentro da organização.
Seja flexível e persistente
Sem dúvida, muitos empecilhos surgirão em seu caminho profissional e alguns deles poderão causar desânimo e sensação de que não será possível chegar ao objetivo almejado. Nesses momentos é preciso ter jogo de cintura para contornar os problemas e muita calma para não desistir.
Não fique parado no tempo
Um colaborador defasado não é vantajoso para nenhuma empresa. Frequentar cursos e palestras e informar-se sobre tudo o que acontece no país e no mundo são atitudes essenciais para manter as chances de ascensão profissional.
Revise constantemente seus planos
O que era um objetivo no ano passado pode não ser mais no cenário atual. Da mesma forma, um plano que foi descartado no passado, como um curso no exterior, pode ser revisto e realizado agora.
Estabeleça uma meta para a sua carreira
O primeiro passo é estabelecer uma meta para a sua carreira. O segundo é se certificar de que tudo o que está em cima da sua mesa contribui de alguma forma para essa meta e, se não contribuir, retirar da sua bagunça.
Lide com os problemas
Papéis acumulados geralmente são problemas acumulados. Lide com esses problemas para poder se livrar das pilhas de papel.
Comprometa-se com a organização
Monte rotinas para organizar os seus papéis em pastas onde eles podem ser facilmente encontrados. Mesmo que você se livre de uma pilha de papel por dia, o seu esforço vai valer a pena.
Comprometa-se com a organização
Monte rotinas para organizar os seus papéis em pastas onde eles podem ser facilmente encontrados. Mesmo que você se livre de uma pilha de papel por dia, o seu esforço vai valer a pena.
Comemore o sucesso
E uma vez que a sua carreira esteja organizada, comemore o seu próprio sucesso e continue sempre motivado a manter a sua carreira nos eixos e crescer cada vez mais.
Uma gestão de carreira bem organizada é essencial para que o indivíduo não acabe em um ambiente confuso e nebuloso, sem uma meta definida e sem motivação. Um bom planejamento contribui para que o profissional busque seus anseios de forma mais assertiva e evita consequências prejudiciais à carreira, como trocas constantes de emprego em razão de qualquer obstáculo ou a acomodação em um trabalho que está longe de ser o tão sonhado objetivo de vida.