Dra. Cristiane Pertusi Psicóloga e Coach

ARTIGOS

Limite dos jovens e o álcool

 
Assista a reportagem do Domingo Espetacular ( 08/03/15) sobre a matéria com comentários da Dra. Cristiane Pertusi.
1. O que está levando os jovens a exagerarem cada vez mais na bebida?

Muitos são os fatores que podem estar levando os jovens a excesso de bebida como: questões de personalidade como insegurança, ansiedade e auto-afirmarão perante seu grupo de iguais, assim como questões fisiológicas depressão e ansiedade em excesso entre outras doenças.

2. Como os pais devem lidar com essa situação?
É importante não remediar e deixar a situação sair do controle, caso não consiga negociar os limites com o jovem é importante buscar avaliação neurológica, psicológica e até psiquiátrica para investigar as possíveis razões para tal excesso.

3. Esse consumo exagerado de bebida pelos jovens (especialmente meninas) não seria resultado da grande liberdade que os pais dão para que eles frequentem lugares inapropriados?
É importante que os pais saibam dar limites firmes e caso não seja suficiente busquem ajuda especializada.

4. Como impor limites aos filhos?
falar claramente sobre o assunto, perguntar sobre os motivos que o levam a beber, como ele se sente e se acha que não consegue parar sozinho se percebe que precisa de ajuda.

5. E quando o pai não dá o exemplo? O que uma mãe deve fazer para evitar que o filho vá pelo mesmo caminho?
Um grande problema é o fato dos pais ter algum problema com bebidas e querem que o filho não siga seu exemplo. Provavelmente vai ser difícil cobrar e portanto as vezes a familia buscar ajuda em conjunto com uma terapia familiar e ate tratamento medico pode ser uma alternativa.

6. Como agir quando o adolescente chega bêbado em casa? Qual é a melhor maneira de conscientizá-lo sobre os riscos dessa atitude?
Conversar, estabelecer regras, dar voto de confiança mas caso não cumpra o combinado buscar auxilio e dar limites claros.

7. E quando o jovem tem um grupo de amigos em que todos bebem? O que os pais devem fazer?
Auxiliar o filho a ampliar seu circulo de amigos para outros grupos, como grupos de esportes pode ajudar ele ter mais opções e exemplos de amigos que não bebem. No entanto é importante estabelecer limites claros, conversar e ajudar o filho com todos os recursos possíveis, mas jamais desistir de ajudar o filho seja qual for a situação.