Dra. Cristiane Pertusi Psicóloga e Coach

ARTIGOS

Emoções que engordam ou emagrecem

 Ansiedade, Tristeza, Raiva, angústia, excesso de frustração são algumas das emoções que pode dificultar seguir uma dieta. Também questões que envolve auto-estima, em especial baixa estima, devem ser abordados em tratamentos especializados psicoterápicos, somente assim terão resultados benéficos a médio e longo prazo as dietas.. Porém vale a dica de manter-se em constante contato com suas emoções, com boa capacidade de auto-cuidado, olhar-se e procurar sentir-se bem com seus hábitos, relações afetivas, suas necessidades e tudo que possa gerar maior sensação de bem-estar.
Muitas teorias da Psicologia explicam a associação entre afeto e comida portanto os hábitos alimentares podem traduzir muito de como anda o emocional da pessoa. É através da ansiedade, angustia e frustrações que a pessoa sente-se emocionalmente mais vulnerável a querer-se nutrir seus afetos através do comer. As pessoas mais emocionais tendem a ter esse comportamento com mais regularidade, pois utilizam-se desse mecanismo psicológico de aliviar suas emoções através do comer (habito primitivo que segundo desenvolvimento psicológico se assemelha a fase da oralidade – vivencia infantil).
Uma boa estratégia e poder dar-se conta dessa emoções antes de buscar a comida, pensar sobre seus sentimentos e muitas vezes caso não consiga realizar tal controle sozinho buscar ajuda nutricional, médica e até psicológica.
É cada vez mais comum na vida moderna as pessoas viverem em constante estado emocional de agitação e ansiedade o que dificulta planejar e cuidar da alimentação.
– Independente de dietas ou exercícios, existem emoções que engordam? Quais?
Na maioria da vezes emoções mal resolvidas dificulta o processo de emagrecimento. Os fatores de personalidade, alguns comportamentos e certas emoções interferem diretamente no desenvolvimento da obesidade.Não é possível generalizar um único tipo de fator para a obesidade porém algumas emoções como ansiedade, medo, tristeza, perfeccionismo, raiva, culpa, agressividade, estresse, vergonha, impulsividade etc.
O Apoio social é considerado um fator que favorece a maior adesão aos tratamentos e também um facilitador para emagrecimento.
Tranquilidade, Vida regrada, ansiedade moderada, animo e entusiasmo, boa auto estima , auto-conceito positivo, visão positiva diante de conflitos e eventos da vida.
– Sabemos que, principalmente em mulheres, é quase impossível controlar o que sentimos.
A obesidade está relacionado a complexos fatores fisiológicos, psicológicos, social e situacionais.
Portanto uma avaliação de profissionais na interdisciplinaridade auxilia a compreender quais desses fatores pode estar interferindo no emagrecimento. No caso de aspectos psicológicos, sociais e situacionais a busca por tratamentos Psicoterápicos trazem benefícios positivos e significativos em especial para ansiedade que é uma das emoções desencadeadoras do ato de comer em excesso. Mesmo que a pessoa consegue distinguir tais emoções no entanto não consegue sozinha frear o comportamento de comer. Portanto é importante que a pessoa busque tratamento medico e/ou psicológico Na maioria das vezes a pessoa até consegue distinguir tais emoções no entanto não consegue sozinha frear o comportamento de comer. Portanto é importante que a pessoa busque tratamento medico e/ou psicológico caso isso torne-se um problema para ela.