Saúde financeira geralmente é fruto de um processo de organização e planejamento que busca equilibrar recebimentos e gastos, lidar com gastos e demandas financeiras não previstas, conseguir manter mensalmente (semestral ou anual) uma retirada para poupar e investir, e a médio e longo prazo conseguir obter uma reserva (economia) que trará estabilidade constante durante os anos. Muitas vezes o tipo de trabalho (características da carreira), o tipo de recebimento (quinzenal, mensal etc) pode trazer alguns empecilhos para tal organização e planejamento. Portanto é importante um check-list mensal sobre gastos e ajustes para poder conseguir realizar alguma economia.
É bom observar se existe mensalmente gastos que não estão conseguindo ser pagos em que itens supérfluos estão sendo gastos (café, compras de roupas, sapatos, livros etc) e o que no dia-a-dia pode ser economizado.
Avalie seus recebimentos e gastos se há muita discrepância e no final do mês sempre estas no negativo .
Avalie quanto tempo você está no vermelho e que repercussões está trazendo para sua vida em termos de limitações e frustrações.
Com que constância você consegue guardar dinheiro.
Busque cuidar dos gastos diários pois esse consume uma parte significativa de seu salário no final do mês.
Empréstimos e limites de seu cartão não devem ultrapassar 30% da receita do Mês.
Hoje com tantos recursos tecnológicos utilize a seu favor para monitorar seus gastos.
Defina algumas metas ou sonhos como objetivos para o próximo ano (curto prazo) ou médio e longo prazo. Veja quanto custa e quanto é necessário economizar para cada um deles. Lembre estabeleça algo que você queira muito assim sentirá motivação para cumprir o planejado. Se perceber que precisa de ajuda peça auxílio do cônjuge ou um familiar que seja bom em economizar para auxiliar você de maneira pratica ou mesmo com lembretes mensais.
Se seus rendimentos estão pequenos considere solicitar aumento em seu trabalho (apresentando um bom relatório com seus resultados e use argumentos sólidos jamais emocionais). Caso não seja possível busque uma fonte alternativa de rendimentos como transformar um hobby em fonte de receita ou mesmo ampliar seu trabalho de maneira autônoma.
Estabeleça ter uma reserva em poupança que pague seus gastos mensais entre 3 e 6 meses caso aconteça algum imprevisto.
Consumir de maneira consciente e monitorar os gastos diários é grande fonte de economia.
Priorize pagamentos a vista isso delimita seus gastos substancialmente.